Atividades Culturais

Percursos Pedonais Urbanos

Santuário Nossa Senhora dos Remédios

Percurso Lamego Histórico

Pontos Principais:

  • Cisterna 
  • Núcleo Arqueológico 
  • Castelo 
  • Casa do Artista
  • Igreja de Almacave 
  • Igreja de S. Francisco
  • Estátua do Soldado Desconhecido

Castelo de Lamego 

É obra de mouros e anterior à fundação da nacionalidade. Terá sido edificado sobre um antigo castro Lusitano que os Romanos mais tarde viriam a fortificar. Os dois acessos ao tecido urbano determinam a estrutura da muralha do antigo Castelo e são a norte a Porta dos Figos e a sul a Porta do Sol. Entrando por uma ou por outra, o caminho até ao cimo é íngreme, mas de encantos. As pedras da calçada conduzem o visitante por um labirinto de ruelas medievais estreitas até ao cimo da colina, onde história e lenda se confundem.

Cisterna

É um monumento secular, notável pelas suas dimensões e qualidade da construção, e um dos poucos exemplares românicos que se conserva em Portugal. Quem visita a Cisterna mergulha no passado, onde múltiplas memórias são projetadas, recordando 800 anos de sons do quotidiano de então como o sino, o galo, o pedreiro, o pregão, o choro e o riso. Imagens, sons, vivências e tradições, estão disponíveis ao público, num espaço que se assume como um Centro de Memória.

Núcleo Arqueológico da Porta dos Figos

Aqui encontram-se vestígios arqueológicos descobertos em Lamego, que ilustram as dinâmicas de transformação da cidade ao longo de mais de dois mil anos de história. São exibidos objetos encontrados no local, dos quais se destaca um tesouro monetário romano do séc. IV, peças em cerâmica, vidro e outros objetos ilustrativos do quotidiano de quem habitou aquele espaço ao longo do tempo.

Casa do Artista

Espaço onde pode apreciar diferentes exposições de arte.

Igreja de Almacave

Igreja românica construída ainda na primeira metade do século XII. Reza a história que se realizaram neste templo as primeiras cortes do Reino de Portugal, no ano de 1143.

Igreja de S. Francisco

É o que resta do convento franciscano que ali foi erguido em 1599. Sofreu alterações no séc. XVII e mais tarde um hospital militar viria a ocupar parte do templo. Em 1916 houve um grande incêndio na rua de Almacave o que levou a que o exterior fosse reconstruído.

Estátua do Soldado Desconhecido

É uma estátua esculpida em granito, de grandes dimensões, com várias placas memoriais, que representa um soldado. Foi inaugurada em 1932 em memória àqueles que morreram durante a primeira guerra mundial.

Percurso “Lamego Monumental”

Pontos Principais:

         Museu de Lamego

         Sé de Lamego

         Teatro Ribeiro Conceição

         Igreja do Espírito Santo

         Igreja de Sta. Cruz

         Igreja do Desterro

Museu de Lamego – Instalado no antigo Paço dos Bispos de Lamego, é uma importante referência nacional onde podem ser apreciadas diversas obras de arte de elevada importância como por exemplo a colecção de tapeçarias flamengas do Séc. XVI ou o antigo retábulo da Sé de Lamego, da autoria de Vasco Fernandes.

Sé de Lamego

Catedral construída no período românico-gótico (Séc. XII), sofreu sucessivas reconstruções nos períodos manuelino, maneirista e barroco. Os tectos foram pintados na primeira metade do século XVIII pelo pintor-arquitecto italiano Nicolau Nasoni.

Teatro Ribeiro Conceição – Inicialmente construído com o propósito de ser o Hospital da Misericórdia de Lamego, foi em 1924 que o Comendador José Ribeiro Conceição a transformou numa prestigiada sala de espetáculos e referência na vida cultural do interior do país.

Capela do Espírito Santo – Reedificada pelo bispo D. Manuel de Noronha no século XVI, possui no seu interior uma notável escultura do Espírito Santo, do século XVIII, e azulejaria do século XVII.

Igreja de Sta. Cruz – Pertenceu ao convento de Sta. Cruz, fundado no séc. XVI para doação aos frades Lóios por Lourenço Mourão Homem, que o manteriam até à extinção das Ordens Religiosas em 1834.

Igreja do Desterro – Fundada em 1640 por Frei Luís Álvares de Távora, Balio de Leça. O seu interior é revestido de talha do séc. XVIII, obra dos Mestres entalhadores lamecenses.

 
Tours no Douro

CONGRESSO GLOBAL DE DIREITOS HUMANOS © 2019 – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
contact@congressogdh.com